A dieta Low Carb é baseada em uma redução do consumo de carboidratos simples na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos, e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas, azeite e peixes como sardinha e salmão.
Essa dieta é bastante eficiente para fazer emagrecer porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa na alimentação, ajudando também a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos.
Como a Dieta Low Carb ajuda a emagrecer?
Este método contribui para o emagrecimento saudável ao sugerir que a alimentação priorize os carboidratos de baixo índice glicêmico. Isto porque quando um carboidrato é ingerido ele tem a glicose que será utilizada pela célula para obter energia.
Em uma alimentação regular, entre 50 e 60% das calorias diárias vêm dos carboidratos. Na dieta low carb, são 40% ou menos.
A regra da Dieta Low Carb é priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados. Esse segundo grupo é o mais ligado ao ganho de peso.
Se há exagero, especialmente no consumo dos refinados, a energia extra fornecida pela glicose é armazenada pelo corpo em forma de células de gordura.
Como são despidos de fibras e outros nutrientes, a digestão deles é mais fácil, e a glicose é liberada rapidamente na corrente sanguínea. Esses picos favorecem o acúmulo de gordura.
Como fazer a Dieta Low Carb
Para fazer a dieta Low carb, deve-se retirar especialmente carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha branca, arroz branco, refrigerantes, doces e salgados. Além disso, em alguns casos também pode ser necessário restringir o consumo de carboidratos bons, como pão integral, arroz integral, aveia, batata doce e inhame.
A quantidade de carboidrato que deve ser eliminada da dieta varia de acordo com o metabolismo de cada um, e deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se habitue bem e não apareçam efeitos colaterais como dores de cabeça, tonturas e alterações no humor.
Os lanches devem incluir alimentos como ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, podendo-se equilibrar com 1 fatia de pão integral ou 1 fruta, por exemplo. O almoço e o jantar devem ser ricos em salada, carne e azeite, podendo ter um pouco carboidratos como arroz ou macarrão integral, feijão, abóbora ou batatas.
Alimentos permitidos
Os alimentos permitidos na dieta Low Carb são:
- Frutas, verduras e legumes;
- Carne, frango e peixes;
- Queijos;
- Ovos;
- Azeite, óleo de coco e manteiga;
- Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, amendoim;
- Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
- Café e chás sem açúcar;
- Água, de 2 a 3 litros por dia.
Além de ser usada para emagrecer, esta dieta também é indicada para tratar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados e pressão alta, sendo uma ótima estratégia para rever casos de pré-diabetes.
Alimentos proibidos
Nesta dieta é importante evitar todos os alimentos que possuam uma elevada quantidade de carboidratos. Dessa forma, uma boa opção é consultar o rótulo do alimento antes de consumir. No entanto, alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:
- Açúcar: incluindo alimentos como refrigerantes, sucos de fruta, adoçantes, doces, sorvetes, bolos e biscoitos;
- Cereais, como trigo, cevada ou centeio, e alimentos como o pão, biscoitos, salgados, torradas;
- Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada, margarinas;
- Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon;
- Outros: arroz branco, macarrão branco, farofa, tapioca e cuscuz.
Assim, uma dica importante é tentar evitar todo o tipo de produtos industrializados, uma vez que normalmente contêm uma elevada concentração de carboidratos, dando preferência para produtos naturais e vegetais frescos.
A Dieta Low Carb é ruim para a saúde?
Isto vai depender do quanto de carboidratos será cortado. Você pode mudar a proporção por um tempo determinado.
A orientação convencional é ingerir em um dia entre dia 50 a 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas.
É possível por um curto período, entre um e três meses, diminuir os carboidratos para 40% e as proteínas não devem ultrapassar 20%.
A redução de carboidratos abaixo de 40% é prejudicial para a saúde, especialmente devido ao excesso de proteínas que passa a ser ingerido.
Vale a pena ou não fazer?
Até vale, desde que os pontos descritos acima sejam considerados e o programa acompanhado de perto.
A principal preocupação é que, depois dos poucos meses de duração da dieta, o indivíduo ganhe o peso novamente.
Como ela é muito restritiva, e tira do dia a dia o que mais estamos acostumados a comer, é difícil manter esse padrão por muito tempo.
Vale procurar o endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista antes de optar pela low carb.
Até porque nem todo mundo se beneficia da restrição de carboidratos: algumas pessoas podem eliminar mais quilos e seguirem com mais facilidade uma dieta que corte mais gorduras ao invés de massas.
No fim das contas, essas características individuais e o comportamento farão toda a diferença no sucesso da dieta.
Minha Recomendação: Emagreça de forma natural e rápida sem cortar alimentos
Para maximizar ainda mais os resultados da dieta Low Carb, você pode experimentar uma dieta que proporciona uma queima de gordura acelerada de forma saudável, 100% natural, sem restrição de alimentos e melhorando a sua qualidade de vida.
Por isso, te indico um protocolo alimentar de emagrecimento inovador: a Dieta de 21 Dias (clique aqui para conhecê-la)
Através dela, você detona até 10kg em apenas 21 dias, sem passar fome, sem contar calorias e sem abrir mão de comer o que você gosta. E tudo isso de forma 100% natural através da alimentação! Nada de remédios mirabolantes.
E você aprende a técnica detalhada passo a passo!
Se você seguir a Dieta de 21 Dias à risca, seu corpo vai se transformar em uma verdadeira máquina de derreter gordura (100% natural)!